Redes Sociais

Nosso Whatsapp

 51998417874

Encontre o que deseja

NO AR

Canto Crioulo

    Cantores Nativistas

Cenair Maica

Publicada em 18/05/18 as 09:29h por Rádio de Pátria e Querência - 260 visualizações

Compartilhe
   
Link da Notícia:
 (Foto: Rádio de Pátria e Querência)

Cenair Maicá (Tucunduva3 de maio de 1947 - Porto Alegre2 de janeiro de 1989) foi um cantor e instrumentista brasileiro de música nativista. Conhecido por cantar a natureza e os índios, foi um dos quatro troncos missioneiros ao lado de Jaime Caetano BraunPedro Ortaça e Noel Guarany.

Nasceu em Águas Frias, no atual município de Tucunduva, então distrito de Santa Rosa, filho de Armando Maicá, o "seu Mandico", e Orcina Lamarque Maicá. Aos três anos de idade mudou-se com sua família para a província de Misiones, na Argentina, para viver em carreiras, acampamentos de extração de madeira às margens do rio Uruguai. Foi com os peões argentinos e paraguaios que trabalhavam com seu pai que Cenair aprendeu os primeiros acordes de violão. Cursou o primário no colégio General Belgrano, em Três Pedras, Oberá.

Passou a maior parte de sua vida em Santo Ângelo, onde começou sua carreira musical com o irmão Adelque já aos 10 anos de idade. Tornou-se conhecido ao vencer o 7º Festival do Folclore Correntino, em 1970, em São Tomé, na Argentina, com a música Fandango na Fronteira. Apresentou-se junto do compositor da canção, Noel Guarany, e a vitória garantiu aos dois a gravação do disco compacto Filosofia de Gaudério (1970). Trabalhou com José Mendes e depois com Noel Guarany. Cenair gravou um compacto duplo e quatro LP, dois deles reeditados em CD.

Aos 17 anos de idade, num acidente, perdeu um rim, o que veio, mais tarde a comprometer sua saúde e influenciar no seu prematuro falecimento, que ocorreu em 02/01/1989, aos 41 anos, devido a uma infecção hospitalar contraída durante a colocação de uma prótese femural. Os problemas de saúde haviam começado em 1984, quando rim que lhe restara começou a falhar e Cenair precisou fazer hemodiálise, o que o deixou ainda mais debilitado. Chegou a fazer um transplante de rim em 1985, doado pelo irmão Darci Maicá. Seus restos mortais encontram-se na cidade de Santo Ângelo, onde existe um memorial em sua homenagem na entrada do Cemitério Municipal.

Discografia






ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:



    ÚLTIMAS NOTÍCIAS
02/06/2023 - Festivais Nativistas 21º JOÃOZINHO DA PONTE ACONTECERÁ EM JUNHO
30/05/2023 - Cantores Nativistas OS PREMIADOS NA 29ª TAFONA DA CANÇÃO NATIVA
30/05/2023 - Cantores Nativistas OS DESTAQUES DO 36º CARIJO DA CANÇÃO GAÚCHA

Nossos Parceiros

 
 
 
 

Nosso Whatsapp

 51998417874

Visitas: 125884 | Usuários Online: 1

Todos os direitos reservados

Converse conosco pelo Whatsapp!